domingo, 8 de agosto de 2010

A HORA DE VESTIR!!!!!




Na Terapia Ocupacional é muito importante estimular a capacidade funcional e as AVDS (Atividades de Vida Diária: compreende as atividades que se referem ao cuidado com o cotidiano e com o corpo como: vestir-se, fazer higiene e alimentar-se) com pacientes com demência, nesta hora é muito bom trabalhar a HORA DO VESTIR.

Pode-se trabalhar usando o próprio guarda-roupa da paciente, outra alternativa é estimular as AVDS com aqueles livrinhos de BONECA. Na minha época (não sou tão velha assim, heheh), mas na minha época era de papel e encaixa as roupinhas, mas agora comprei uma revista que tem os adesivos REUTILIZÁVEIS das roupinhas e acessórios.

Assim podemos trabalhar os tipos de roupas, cores, auto-estima, auto-imagem, cognição, coordenação viso-motora,o lúdico, além de ser alegre e proporcionar um momento de descontração.
Podendo REABILITAR e proporcionar bem estar, e estimular a paciente no seu DIA A DIA.

Minhas pacientes adoraram, agora vou ter que comprar a coleção toda, hahahahah!!!!


Conceito:
A capacidade funcional (CF) do idoso é definida pela ausência de dificuldades no desempenho de certos gestos e de certas atividades da vida cotidiana. Os conceitos fazem parte de um sistema de Classificação Internacional de Comprometimento, Incapacidades e Desvantagens (ICIDH) da World Hearth Organization (WHO).
Fonte: http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/01/30/capacidade-funcional-atividades-de-vida-diaria-avds/

Aline R. da Silva
Terapeuta Ocupacional
CREFITO 5857

Nenhum comentário:

Postar um comentário